• Roseli

AEVAL , Prefeitura e Unicamp se unem em busca de novos caminhos para empresários

Uma grande parceria foi formada entre a AEVAL- Associação dos Empresários de Valinhos, Agência de Inovação da Unicamp (INOVA) e Prefeitura Municipal de Valinhos (PMV) através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, visando promover, fomentar e provocar um ambiente de inovação em Valinhos.

A ideia surgiu durante as discussões do Plano Diretor para atrair novas empresas para o município e evitar a evasão, causada por incentivos fiscais de outras cidades.

Ao perder a instalação de Fintechs em Valinhos, que são majoritariamente startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro, a Prefeitura através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e a AEVAL decidiram procurar a UNICAMP onde foram atendidos pelo Diretor da INOVA - Newton Frateschi.

No encontro decidiram fazer de 2021 um ano focado na inovação de estratégia, de maneira que os empresários possam garantir a sobrevivência do seu negócio, através de uma série de ações.

“Nossa primeira ação será o mapeamento das empresas: onde estão, quais segmentos atuam, quantos funcionários? A AEVAL já tem alguns dados, mas vamos buscar outros empresários, para traçar um cenário econômico da cidade de Valinhos. Precisamos que as empresas se inscrevam no INOVA para que possamos entender como elas poderão se diferenciar e buscar apoio da Prefeitura e da AEVAL”, destaca Rafael Cossiello – Presidente da AEVAL.

O trabalho foi realizado em quatro frentes de trabalho que envolve: o Desafio UNICAMP; o Programa Inova Jovem; Filhas da UNICAMP e Reuniões mensais de estratégia.

Rafael Di Falco Cossiello fala dessa parceria com muito entusiasmo: “Este é o momento de inovar, de adaptar o mindset para uma nova realidade, momento decisivo na vida de uma pessoa, que ecoa nas relações pessoais e também em suas relações com o trabalho e principalmente na busca pela sobrevivência do negócio”.

Cossiello fala dessa parceria com muito entusiasmo: “Este é o momento de inovar, de adaptar o mindset para uma nova realidade, momento decisivo na vida de uma pessoa, que ecoa nas relações pessoais e também em suas relações com o trabalho e principalmente na busca pela sobrevivência do negócio”.

O Desafio UNICAMP se constitui numa ampla divulgação para participação de pessoas, empreendedores, estudantes, professores, etc., de Valinhos, através dos canais da AEVAL com seus associados e não-associados. Serão utilizados painéis, pôsteres, divulgação em website para identificação e inscrição no prêmio. O desafio Unicamp já está com as inscrições abertas e se você tem interesse inscreva-se pelo email: adm@aeval.org.br.

O segundo item da parceria é o Programa INOVA JOVEM, que vai acontecer a partir do segundo semestre de 2021.

Rafael Di Falco Cossiello também destaca a importância de conhecer quais empresas são Filhas da UNICAMP. “Temos dados dos associados e iremos buscar não associados também para fomentar a inovação na Cidade, trabalho que faremos com a colaboração da gerente do Parque de Inovação - Mariana Inglez C&T e da incubadora da Unicamp. O nosso apelo é: Se você se formou na Unicamp, em qualquer curso ou período e atualmente é sócio/fundador de sua empresa envie email para adm@aeval.org.br”.

Por último, serão realizadas reuniões mensais para dar continuidade à confecção da estratégia.

“O momento é preocupante, podemos ter decretado a qualquer momento um lockdown, precisamos urgente de novos projetos, nova concepção para nossas empresas, queremos diminuir as dores e os prejuízos para todos”. Conclui o presidente da AEVAL.



7 visualizações0 comentário