top of page
  • Roseli

Empresas e AEVAL unem forças em busca de melhorias no transporte coletivo urbano de Valinhos

Na manhã desta terça-feira, dia 15, representantes de quatro empresas associadas à AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos) se uniram em busca de soluções para um desafio comum: o transporte coletivo urbano. A reunião, realizada na Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos, evidenciou a importância de um sistema eficiente e abrangente, não apenas para os funcionários das empresas, mas também para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Com base nas demandas das empresas localizadas em diferentes regiões da cidade - duas no Macuco, Emplas Indústria de Embalagens Plásticas Ltda e Distribuidora Premium; uma no bairro Dois Córregos, a Deltec Equipamentos Industriais Ltda, e o Shopping Valinhos, a principal necessidade apresentada foi a ampliação das opções de transporte público e ajustes nos horários das linhas. O transporte coletivo, muitas vezes negligenciado em municípios de médio porte, assume um papel crucial na mobilidade dos trabalhadores e na capacidade das empresas de atrair e reter talentos.

A soma de mais de 600 colaboradores distribuídos em três turnos coloca em evidência a urgência dessas melhorias. Problemas recorrentes, como atrasos e longos tempos de espera, impactam diretamente a pontualidade dos funcionários, refletindo na produtividade das empresas. Além disso, o transporte público inadequado se mostra um obstáculo também para a captação de novos profissionais, que se veem desestimulados a se candidatar a vagas nas empresas devido às dificuldades de deslocamento.

A responsabilidade pelo transporte público coletivo é da empresa SOU Valinhos, que atualmente opera 27 linhas e transporta em média 14 mil passageiros diariamente. Embora esse número seja significativo, ainda está aquém dos 22 mil passageiros diários anteriores à pandemia. Durante o auge da crise sanitária, a quantidade de usuários chegou a cair para cerca de 4 mil, destacando a resiliência do sistema frente às adversidades.

Para Redcliff Sierra dos Santos, Secretário de Mobilidade Urbana, o encontro representa um passo fundamental em direção à revitalização do transporte coletivo. “Estamos comprometidos em colaborar com a SOU Valinhos para adequar o sistema às necessidades das empresas e da população em geral”, afirma. A reunião sinaliza uma parceria entre o setor público e privado, onde a troca de informações e a colaboração serão essenciais para o alcance de soluções eficazes.

Fernando Forgerini, coordenador da AEVAL, enfatiza a importância contínua do diálogo entre a associação e a Secretaria de Mobilidade Urbana. “A relação estreita entre as empresas e o órgão público é fundamental para que as demandas sejam ouvidas e atendidas”, destaca. Com a perspectiva de uma economia em recuperação e o aumento das contratações, a necessidade por um transporte público eficiente tende a crescer ainda mais.

As empresas e a AEVAL se comprometeram a fornecer à Secretaria de Mobilidade Urbana uma planilha detalhada das linhas e horários de ônibus que servem suas localizações, visando destacar as áreas que precisam de ajustes. Com essas informações em mãos, a Secretaria se comprometeu a conduzir negociações com a SOU Valinhos para implementar as melhorias necessárias.

A Secretaria também irá solicitar junto a EMTU, ajustes nas linhas que passam pela rodovia Anhanguera com destino a Campinas, com o objetivo de atender as demandas das empresas de Valinhos, uma vez que muitos funcionários dessas empresas residem no município vizinho.

O próximo passo é um passo rumo à mobilidade urbana mais eficiente e à valorização das empresas e seus colaboradores.


Comments


bottom of page