• Roseli

Exposição da vida e obra de Flávio de Carvalho está aberta à visitação no Shopping Valinhos

Numa noite memorável para a cultura de Valinhos, a AEVAL – Associação dos Empresários de Valinhos, inaugurou na segunda-feira, 25 de julho, no Shopping Valinhos, a Exposição “Mundo em Transformação: Um Olhar Atento", com obras de Flávio de Carvalho, marcando os 123 anos de seu nascimento e os 100 anos da Semana de Arte Moderna. Também faz parte da exposição, uma maquete da Casa Modernista construída em 1939 em Valinhos.

O Presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello e seus diretores receberam os convidados Fernanda Teixeira presidente da ACESA, vereador e presidente da Câmara Franklin Duarte, Alessandra Buffa representando o Secretário da Cultura, Ricardo do Valle, representantes do Shopping Valinhos e amigos que foram prestigiar o acontecimento.

Na abertura fez um agradecimento especial aos parceiros dizendo que Flávio de Carvalho foi um homem que escolheu Valinhos para deixar a sua marca com a casa modernista na Fazenda Capuava e mais, ele gostava da cidade, e numa das suas falas, disse que Valinhos é uma cidade boa para viver e também para morrer. Seus restos mortais estão sepultados no Cemitério São João Batista.

Rafael enalteceu o trabalho da ACESA Capuava, agradeceu ao presidente da Câmara que cedeu a maquete da Casa de Flávio de Carvalho, ao Shopping Valinhos e todos que colaboraram para a realização da exposição. “O nosso desejo é que Flávio de Carvalho seja reverenciado. O sonho da AEVAL é reestruturar, obedecendo o tombamento do Condephaat, e transformar essa casa num museu para que essa receita seja revertida para ACESA”.

Também Fernanda Teixeira disse da importância de Flávio de Carvalho. “Todos os dias recebemos telefonemas de pessoas que querem conhecer a casa, são universitários, professores, uma riqueza que temos na Fazenda onde está a nossa ACESA, é muita história envolvida”.

O presidente da Câmara Franklin Duarte disse que a ação da AEVAL merece destaque. Valinhos completou 126 e agora Flávio de Carvalho 123 anos, um artista que promove a cidade, falamos do figo, da goiaba, de Adoniran Barbosa e pouco falamos de Flávio de Carvalho. Essa maquete foi doada pelo Antônio Stopiglia à Câmara Municipal e ficamos felizes que hoje ela pode fazer parte dessa exposição.

A exposição “Mundo em Transformação: Um Olhar Atento", ficará aberta ao público até o dia 9 de agosto, no piso 2 do Shopping Valinhos.

Café com empresários

Um segundo momento foi programado para o dia 11 de agosto, na Fazenda Capuava, onde a AEVAL promove um encontro com empresários, a partir das 8 horas. Às 9 horas palestra com Marco Aurélio Harbich Sampaio, Advisor Private Bradesco, sobre perspectivas econômicas; das 10 às 10h30, Antônio Stopiglia (Tite), fala sobre a vida e obra de Flávio de Carvalho, e das 10h30 às 11 horas, haverá a participação da Presidente da ACESA Capuava, Fernanda Teixeira, que falará sobre o trabalho da entidade.

O grande objetivo do presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello, é criar uma conexão da cidade com o artista Flávio de Carvalho, enaltecendo os seus feitos, e mesmo não estando mais entre nós, seu talento destacado, com suas obras modernistas como a arquitetura da casa, quadros, esculturas, vestimentas e seus poemas de grande valor que continua destacando a cidade de Valinhos com a Casa Modernista.


3 visualizações0 comentário