top of page
Roseli

Palestra sobre Cidadania Fiscal esclarece dúvidas dos empresários da AEVAL

A convite da Escola Legislativa de Valinhos - ELEVA, a AEVAL (Associação dos Empresários de Valinhos), representada pela presidente Adriana Matteelli e pelo coordenador Fernando A. Forgerini, participou, no último dia 11 de abril, da palestra "Cidadania Fiscal", que abordou a destinação do Imposto de Renda para incentivar projetos sociais. O evento contou com a presença de Marcos Gregório Borges, representante Regional da área de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil.

Durante a palestra, várias dúvidas foram esclarecidas sobre o tema. Marcos enfatizou que os contribuintes não estarão fazendo doações adicionais, mas sim destinando parte do imposto devido (até 6%), que já será pago, para entidades como o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente ou o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Aqueles que têm direito a restituição também podem participar, tendo o valor destinado somado à sua restituição.

Apesar de o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso estar regularizado, não atualizou seu cadastro no ministério em tempo hábil, ficando inabilitado para receber recursos da destinação do IR neste ano.

Adriana Matteelli, presidente da AEVAL, ressaltou que, de acordo com dados da Receita Federal, o município de Valinhos tem um potencial de destinação de IR no valor de 21 milhões, mas historicamente apenas 1% desse valor é destinado. Marcos Gregório atribui isso à falta de divulgação e ao pouco engajamento e esclarecimento sobre o assunto, em contraste com outros municípios que contam com apoio total do poder público, contabilistas e da sociedade em geral.

A presidente da AEVAL parabenizou a ELEVA pelo convite e pela realização do evento, destacando sua importância para esclarecer esse assunto e promover o incremento de recursos diretamente no município, beneficiando crianças, adolescentes e idosos.

Segue o link da live 02 da Receita Federal com todas as informações sobre a destinação de pessoa física na declaração: https://www.youtube.com/watch?v=Mlp3f0zoFMA



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page