top of page
  • Roseli

Exposição no Shopping Valinhos vai marcar os 123 anos de Flávio de Carvalho

Um evento liderado pela AEVAL - Associação dos Empresários de Valinhos, e pensado por muitas pessoas, vai homenagear Flávio Rezende de Carvalho, arquiteto, engenheiro, cenógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, músico, um dos grandes nomes da geração modernista brasileira que viveu em Valinhos de 1939 a 1973, em sua casa construída na Fazenda Capuava, marco da arquitetura moderna, patrimônio histórico tombado pelo Condephat.

Hoje na Fazenda Capuava, sede da casa de Flávio de Carvalho, funciona a ACESA Capuava - Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial, entidade sem fins lucrativos que trabalha com pessoas com deficiência, nas áreas de Equoterapia, Fisioterapia, Psicologia, Hidroterapia, Pedagogia, Musicoterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Terapia de Florais e Oficinas Sócio-Educativas.

No dia 25 de julho, às 18 horas, a AEVAL inaugura no Shopping Valinhos a exposição “Mundo em Transformação: Um Olhar Atento”, para marcar o centenário da Semana de Arte Moderna, com destaque para Flávio de Carvalho e sua obra e os 123 anos do artista que nasceu em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, em 10 de agosto de 1899 e faleceu em Valinhos, em 4 de junho de 1973 . A exposição estará aberta à visitação com informações sobre Flávio de Carvalho, uma maquete da Casa Modernista do artista, gentilmente cedida pela Câmara Municipal, e informações sobre a ACESA Capuava.

No dia 11 de agosto, na Fazenda Capuava,a AEVAL promove um encontro com empresários, a partir das 8 horas. Às 9 horas acontece uma palestra com Marco Aurélio Harbich Sampaio, Advisor Private Bradesco, sobre perspectivas econômicas; das 10h às 10h30, Antônio Stopiglia (Tite), falará sobre a vida e obra de Flávio de Carvalho; e das 10h30 às 11 horas haverá a participação da presidente da ACESA Capuava, Fernanda Teixeira, que falará sobre o trabalho da entidade.

A ideia do presidente da AEVAL, Rafael Di Falco Cossiello, é criar uma conexão da cidade com o artista Flávio de Carvalho que deixou no município um patrimônio histórico e cultural, a casa modernista instalada na Fazenda Capuava e enaltecer os seus feitos que mesmo após a sua morte continuam projetando a cidade de Valinhos.

Realização: AEVAL - Associação dos Empresários de Valinhos, em prol da ACESA Associação Cultural, Educacional, Social e Assistencial.

Apoio: FEAV - Forum das Entidades Assistenciais de Valinhos, Shopping Valinhos, Prefeitura Municipal Valinhos, através da Secretaria de Obras, Secretaria de Cultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Alfapress Comunicação, Guilherme Pontes Fotografia, Ar2 Comunicação & Eventos e Banco Bradesco.


12 visualizações0 comentário
bottom of page